O combate incompleto contra o Aedes Aegypt

Nas ações de combate a dengue, a maioria dos governos em qualquer cidade concentram suas ações em duas frentes de atuação, o não muito eficaz carro fumacê e o trabalho de conscientização exclusivamente para evitar o acúmulo de água parada.


No entanto, temos uma TERCEIRA frente de combate ao mosquito que é mais importante do que o fumacê e tão importante como evitar o acúmulo de água parada, é se encontra na remoção de entulhos e na fiscalização de terrenos baldios.

Se a água parada serve de “berçário” para o surgimento de novos mosquitos, o acúmulo de entulhos e o mato alto nos terrenos baldio servem de abrigo para o mosquito adulto, aquele que realmente ameaça as pessoas, e em Bom Jesus do Itabapoana a situação de acúmulo de entulhos e pontos de vício de lixo estão em toda sede do município.

Neste aspecto temos todos que refletir sobre a conduta individual no convívio social, pois é fato que um cidadão pode prejudicar todos os vizinhos com atitudes imprudentes e inadequadas, como no caso da imagem que ilustra esta matéria, registrada na manhã de sábado (06/02) na rua Augusto Campos no bairro Oscar Campos, em que um morador que conta com um belo jardim em sua casa em que a grama cortada foi jogada em via pública sem estar devidamente ensacada. 

Ele não teve a consciência como seus vizinhos que também tem jardim, e ensacaram a grama cortada e os galhos podados.

São muitos casos como este em toda sede do município que cidadãos sem consciência coletiva descartam seus entulhos em plena via pública, sem contar com a notória e onerosa ineficiência da Top Mak no sistema de coleta de lixo e limpeza urbana.

No caso deste acúmulo de entulhos na rua Augusto Campos, o mesmo ficará abrigando mosquito da dengue até a próxima sexta-feira, dia em que a famigerada Top Mak recolhe entulhos nesta rua.

Cabe também a fiscalização de posturas atuar com rigor nos terrenos baldios que estão com o mato alto e sem cercado, é urgente a necessidade de se notificar todos os proprietários de terrenos no centro urbano para limparem seus imóveis.

Que fique mais este alerta para as autoridades promoverem campanhas de remoção de entulho na cidade, pois neles é que temos o abrigo ideal para o mosquito Aedes Aegypt adulto, e nem sempre o fumacê chega nesses entulhos.

Comentários

Postagens mais visitadas