A dengue ameaça pela obviedade

A dengue ronda de maneira alarmante no meio público-informativo, o governo como não fazia a algum tempo, tem se dedicado a campanhas e pronunciamento a respeito chegando ao ponto do Doutor-Veterinário da vigilância sanitária participar do programa do rádio.

Ele deixou um pouco o uso privado dos veículos públicos para alertar a sociedade sobre os riscos de uma epidemia, chegando a apresentar números que entre casos notificados e confirmados, a totalidade supera 500 pessoas.

Se temos um aumento substancial dos casos de dengue, e com o governo se posicionando de maneira alarmante, o que então poderia ter levado a esta mudança de cenário que não ocorria desde 2012?

A queda do número de casos de dengue poderia ter sido proveniente de ações do governo para combater a proliferação do mosquito transmissor, porém o que ocorreu entre 2013 e até inverno de 2015 foi que tivemos um regime de chuvas bastante moderado neste período, pois a cidade permanece imunda com diversos pontos com vícios de lixo, o que colabora decisivamente.

Neste final de 2015 estamos tendo uma sequência de chuvas que a muito tempo não se via entre os meses de setembro de novembro, e dezembro que tradicionalmente é de muitas chuvas, neste ano ele já começou chuvoso.

Podemos concluir que o que determina os casos de dengue em Bom Jesus do Itabapoana se relaciona única e exclusivamente no volume de chuvas que teremos, uma demonstração cabal do abandono público em que vivemos. 

Comentários

Postagens mais visitadas