Transtornos, negligência e soluções

Os moradores e antigos usuários de toda extensão da “pracinha da Bíblia” continuam perplexos e tomados pelo sentimento de medo com os acontecimentos que lá se tornaram rotina, o que antes era apenas um aglomerado de jovens beberrões nos fins de semana, agora está se transformando em um inaceitável foco de criminalidade.

A situação extrapolou do aceitável, não se trata somente de bebedeiras e atos obscenos na madrugada dos fins de semana, o que me chega de informações é que diversos moradores vizinhos já testemunharam movimentações de tráfico de drogas, com o agravante de que tais movimentações têm ocorrido durante toda semana e em horários variados.

Também me foi informado que dentre as pessoas que participam dessas movimentações, estariam grupos do bairro Silvana, de Bom Jesus do Norte, que estariam migrando suas atividades para este novo ambiente, fora do alcance dos policiais de lá, que sem dúvidas os conhecem melhor do que os policiais de BJI.

Este debate não é novo, a pouco tempo ele ocupou boa parte dos debates na plenária da câmara, onde se discutiu os papéis das polícias civil e militar, do conselho tutelar, e em uma contundente manifestação do vereador Leonardo Dutra, abordou-se o papel do poder público no que tange as políticas públicas esportivas voltadas para os jovens, que sem dúvida é o caminho mais consistente para combater este fenômeno de maneira ampla, em todo município e suas periferias.

O que o poder executivo precisa agir, é no sentido de providenciar uma solução pontual e imediata para eliminar este foco de criminalidade que surge em um local onde se configura como um dos poucos agradáveis para práticas esportivas e no convívio familiar e social.

Como podemos convidar o turista visitar Bom Jesus do Itabapoana se em um dos principais pontos gastronômicos do centro da cidade, temos um ambiente hostil para qualquer cidadão que ousar circular por ali? Já tenho informações inclusive de algumas tentativas de assaltos e outros consumados exatamente neste trecho.

A única solução cabível neste momento, e que sem dúvidas eliminará com todas as ações criminais ou que configuram em desordem pública, é a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras de segurança, além de se investir na iluminação pública neste local, que conforme registra esta recente fotografia do Blog do Alan Gonçalves, a escuridão é um convite a tudo de errado que ocorre lá.

Consultando uma empresa de Bom Jesus do Itabapoana, obtive a informação que para monitorar toda extensão do referido local, seria necessárias 8 câmeras de alta resolução.

A prefeitura que tem no atual governo uma estreitíssima parceria com o governo do estado, poderia estabelecer um convênio com o 29º BPMERJ para que utilize a nossa 2ª Cia da PMERJ em BJI para servir de central de monitoramento das imagens captadas na praça da Bíblia, bastando somente instalar um computador com internet na mesma mesa do operador da central 190.

O sistema de monitoramento com todas as oito câmeras instaladas, ficam no máximo em R$ 7.000,00 com o sistema pronto para ser ligado no computador do policial que operaria o monitoramento, ou seja, o governo pode resolver esta pendência sem precisar de publicar uma licitação, trata-se de uma compra emergencial e mais do que justificável pela dispensa, pois o valor se enquadra em tal critério.

Com o sistema em funcionamento, a partir do momento em que um delito ou ato criminoso for flagrado no monitoramento, o policial da central tem como acionar a viatura mais próxima do local, ou ainda se no caso não houver possibilidade de aplicar o flagrante, o registro da imagem de um sistema público servirá como prova para expedir um mandado de prisão para o criminoso registrados nas câmeras.

Ainda devemos levar em consideração que a partir do momento que for instalado o sistema de câmeras, e com sua devida publicidade e com a iluminação pública renovada e decente, inibirá assim que muitos desses delinquentes em frequentar o local.

Escuridão e abandono público torna o ambiente propício a criminalidade
Foto: Blog do Alan Gonçalves

Comentários

Postagens mais visitadas