Comunicado sobre Bolsa Família indica existência de fraudes no programa em Bom Jesus do Itabapoana

O programa do poder executivo na Rádio Bom Jesus AM neste sábado, 06 de junho de 2015, teve a participação em sua maior parte da secretária de assistência social e habitação, e na parte final tivemos a participação a coordenadora do programa Bolsa Família em BJI, que vem a ser subordinada a secretária que a precedeu no microfone da rádio. 
Ela fez um comunicado em tom de esclarecimento sobre as notificações que os beneficiados estão recebendo com pedido de atualização do cadastro dos usuários.


Inicialmente gostaria que vocês ouvissem a participação da coordenadora do citado programa com atenção, para depois levantarmos os devidos questionamentos e apontamentos.



Logo assim que ela iniciou o seu pronunciamento ela fez questão de salientar que o programa é de responsabilidade do governo federal, que é o governo federal quem financia, é o governo federal quem decide por isso ou aquilo, dizendo ela que o papel da prefeitura se encontra em tão somente fazer o cadastro dos candidatos para enviar para o governo federal.

Na sequência ela começou a abordagem sobre as cartas que os beneficiados estão recebendo com uma série de pedidos de informações cadastrais para atualizar o banco de beneficiados, ela ressaltou que é para os usuários do programa serem o “mais honesto possível” ao dar as informações, e que o motivo desta medida é que o governo federal constatou que existem casos de beneficiados que estariam recebendo indevidamente, como beneficiários de seguro desemprego, pessoas que foram reinseridas no mercado de trabalho, além de beneficiários da previdência.

A todo instante a coordenadora fazia questão que o programa é de responsabilidade do governo federal, sempre dando a entender que os problemas que estão ocorrendo com alguns beneficiários seriam de responsabilidade do governo federal, o que somente confirma todas as suspeitas já levantadas anteriormente neste blog.


A participação da coordenadora do programa Bolsa Família de Bom Jesus do Itabapoana deu a nítida impressão que o programa passa por sérios problemas e que o executivo está tentando de todas as maneiras tirar a responsabilidade dos problemas de seus ombros, desde 2013 que venho denunciando sobre as fraudes existentes no programa em BJI, chegando a levar ao conhecimento do MPF dentre a muitas irregularidades na SMASH-BJI a relação dos beneficiários com dezenas de servidores-amigos da prefeita a ativa e recebendo o benefício.

A própria participação da coordenadora do programa e suas afirmativas denota que o mesmo não tem o menor controle exercido pelo município, a coisa está funcionando de acordo com o que o cidadão informar e não com que o que foi apurado pela triagem do serviço social no município. Impressiona a quantidade de vezes que tanto a coordenadora como o âncora do programa mencionaram o “governo federal”.

Fato é que o governo extrapolou no uso político/eleitoral deste programa em Bom Jesus, o Ministério Público Federal foi acionado e estamos todos agora testemunhando as consequências do que já foi alertado em 2013, o governo agora tirar o corpo fora da fogueira, e já anunciou nesta gravação que os usuários que foram detectados que receberam indevidamente o benefício, terão que devolver todo dinheiro recebido indevidamente.

O cenário se desenha com os muitos cabos eleitorais da prefeita em 2012 tendo que devolver todo valor recebido pelo programa indevidamente neste período, pois foi público e notório que o governo utilizou descaradamente deste subterfúgio para cooptar eleitores e cabos eleitorais.

A bomba estourou sem dúvidas, chegando ao ponto da coordenadora do programa vir a público para informar a devassa que o programa está sofrendo em Bom Jesus do Itabapoana, será que a prefeitura não tem a menor responsabilidade sobre o controle do programa aqui em Bom Jesus? 
Do jeito que a coordenadora falou a prefeitura pulou fora da embarcação adernada, deixando o naufrágio prosseguir entre o governo federal e os beneficiados que foram enganados pelo governo.

Comentários

  1. Ótima matéria, deu uma visão ampliada dos problemas do Bolsa Família no município...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente sobre este assunto aqui!

Postagens mais visitadas