Conheça o ranking de cumprimento da Lei de Acesso nos estados e municípios

A Controladoria-Geral da União lançou índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. 


Clique na imagem e acesse!
Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). A ideia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil.

O diferencial da metodologia é a verificação da efetividade da Lei de Acesso, pois foram feitas solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas de governo, a fim de verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais. Dessa forma, a métrica primou pela efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

Saiba mais sobre a Escala Brasil Transparente em http://goo.gl/okfByy

Fonte: Portal da Controladoria Geral da União - CGU

Comentários

Postagens mais visitadas