Um Alerta a Sociedade Bom Jesus do Itabapoana-RJ | Por Urubatan Rabello

Tenho andado pelo Município, conversando com lideranças comunitárias no intuito de acharmos uma solução para o problema que está assolando Bom Jesus do Itabapoana.

Quero descobrir a verdade, a qual, talvez, não esteja sendo perceptível aos olhos da nossa sociedade. Com esse objetivo, tenho descoberto situações que tem me deixado horrorizado: pessoas próximas ao estágio de miséria. Cito miserável me referindo ao seu significado: que carece de recursos, que vive em extrema pobreza, digno de piedade, lastimável, miserando, ínfimo, salário miserável, pessoa infeliz, desgraçada, indigente digno de compaixão, lastimoso, miserando. 

Então, ao verificar o que está acontecendo, me veio à mente Jean Jacques Rousseau quando disse “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”, não menos incisivo Cesare Pavese ao afirmar “Dá-se a esmola para tirar da frente o miserável que a pede.” Seguindo essa mesma linha de raciocínio, espanta o fato de esse povo ter vivido sem ser tratado com dignidade por tanto tempo. Grave Contradição!

O Município vem sofrendo com administrações desastrosas desde sua emancipação, salvo uma ou outra. Mesmo se encontrássemos OURO OU PETRÓLEO em nosso subsolo, de nada adiantaria. Pensaríamos assim: “as bênçãos chegaram”. Seria um triste engano, pois a riqueza, que em tese seria para abençoar um povo sacrificado durante muito tempo, viraria maldição, por que a ganância de alguns prejudicaria uma sociedade toda.
Enganam nosso povo com esmolas, pois ao "doá-las" diminuem as cobranças sobre os serviços essenciais e mascaram a fome. Dessa forma, o povo tão sofrido, carente de recursos, iludido com falsas esperanças e com uma bondade enraizada de más intenções, passa a endeusar seus "salvadores".

E os funcionários de carreira da Prefeitura Municipal que estão com o salário totalmente defasado, chegando ao final deste ano a “incríveis” 100 % (cem por cento) de perda salarial, isto mesmo, não é uma “Festa da Fantasia” (desculpe-me o trocadilho) que estão vivendo, sinceramente não consigo entender como não fazem nada, não se manifestam a esse respeito.
Ficando o Sindicato na figura de seu Presidente e alguns poucos em uma luta totalmente “desigual” contra a administração pública. Pessoal (Funcionários Municipal) acordem e saiam do estado letárgico em que se encontram. Lutem por seus direitos, Pois o Direito não acolhe os que dormem. 

Temos um Poder Executivo OMISSO E DÉSPOTA, juntamente com alguns Secretários igualmente omissos e déspotas, onde brincam de administradores municipais, fica pior quando alguém da população fiscaliza ou cobra, aí vem um PELOTÃO DE ELITE (beneficiados em sua grande maioria) em defesa deles bombardeando quem criticou ou denunciou. 

E a nossa Câmara Municipal inerte, pois está quase totalmente a mercê do Executivo, ou seja, sem qualquer atitude de fiscalização ou proponente de Leis. Vereadores que em sua maioria estão mais interessados em benefícios próprios, do que na população. Claro que temos exceções, mais como a maioria não tem interesse, não consegue fazer muita coisa. 
Diante disto, penso que chegou hora de nos unirmos em prol do bem de todos e para evitarmos que o mal prevaleça. Vamos pensar em nossas crianças, precisamos dar um futuro digno a elas. Afinal, somos nós os responsáveis por esse futuro e seremos nós os beneficiados e/ou mais uma vez, prejudicados por ele. Chega de sofrimento, não somos miseráveis como muitos nos fazem crer.

É hora de acordar antes que seja tarde demais!
Respeito e Dignidade já!

Comentários

Postagens mais visitadas