Interno da Fundação Casa venceu Olimpíada de Língua Portuguesa

Instituto Geledes - O poema escrito por um interno da Fundação Casa, instituição de São Paulo para menores infratores, foi um dos ganhadores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro de 2014. 


A poesia Vida em transição, de G.L.A, de 17 anos, ficou entre os cinco vencedores da categoria Poema.
O jovem recebeu autorização judicial para viajar a Brasília para receber o prêmio em evento realizado pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O poema do estudante concorreu com outros 20.933 textos inscritos na categoria. Ao todo, mais de três milhões de alunos de todo o país participaram do concurso.

Além de poema, o concurso também selecionou textos nas categorias de Memória Literária, Artigo de Opinião e Crônica. Ao todo, a competição premiou 20 textos. Cada categoria teve 38 trabalhos selecionados para a última etapa.
Durante o ano letivo, os estudantes receberam orientação de seus professores, que participaram de capacitações para auxiliar na produção de texto. A professora Maria da Penha Silva foi a responsável por auxiliar o jovem interno da Fundação Casa.

Os vinte vencedores nacionais e seus professores receberam medalhas de ouro, notebooks e impressoras, prêmios entregues pelo ministro da Educação, Henrique Paim – o prêmio de G.L.A. ficará sob a guarda da Fundação Casa até o jovem receber sua liberdade, prevista para janeiro. As escolas que tiveram alunos entre os ganhadores também receberão dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.
Confira abaixo o poema escrito pelo interno da Fundação Casa. Para conferir demais textos vencedores, acesse o site oficial da Olimpíada de LínguaPortuguesa.

Comentários

Postagens mais visitadas