Falso padre celebra missa em Laje do Muriaé e Porciúncula, e acaba na delegacia

Foi preso em Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense, um homem identificado como Wesley Ricardo da Costa, que se apresentava como Padre Católico nas Redes Sociais e conseguiu inclusive com sua atitude enganar dois padres de duas paróquias distintas na Região, o da Paróquia de N.Sª. da Piedade em Laje do Muriaé e o de Porciúncula e justamente na Semana Santa onde os Católicos aplicam grande parte dos ensinamentos de sua devoção nas suas liturgias.

O pároco lajense tinha conhecido o falsário pelo Facebook onde se tornaram amigos virtuais. Ali conversaram por várias vezes e onde o Wesley se apresentava como “Padre Ricardo”.
Num dos bate-papos pela internet o “Padre Ricardo” confessou ao religioso de Laje do Muriaé o desejo de viajar até a sua cidade em suas férias da Capelania do Exército, quando na oportunidade conheceria a sua paróquia.

Convencido de que se tratava de um sacerdote de bom coração e aplicado nos ofícios do catolicismo, pois viu várias fotografias dele celebrando missas em várias cidades e inclusive ao lado do Arcebispo de São Paulo, o padre lajense oficializou o convite o que ficou confirmado para o período da Semana Santa.

Ao chegar em Laje do Muriaé, o tal “Padre Ricardo” pediu ao sacerdote local para que deixasse celebrar uma das missas. 
O pedido foi atendido em parte, pois em se tratando de uma data tão significativa não poderia abrir mão de tal ofício, visto que é uma prerrogativa da qual não é comum se abdicar dela. No entanto deixou que o “Padre Ricardo” lhe auxiliasse nas celebrações.

O mesmo ocorreu com o padre da paróquia de Porciúncula que convidou o “Padre Ricardo” para ajudá-lo naquele ofício que somente os ordenados para tal podem fazê-lo.
Empolgados com a liturgia e os ritos, do “Padre Ricardo”, alguns fiéis tiraram fotos e postaram na Rede Social e a mesma internet que serviu para enganar também serviu para pegar o enganador. As imagens fotografadas do falso religioso chegaram até um padre paulista que tinha conhecimento das práticas fraudulentas de Wesley, que também tinha enganados vários padres de sua região.

imediatamente entrou em contato com os vigários que avisaram a polícia em segredo sem que Wesley percebesse a ação.

Ao retornar para Laje do Muriaé a Polícia da cidade já estava à sua espera para conduzi-lo até a 138ª DP, onde pode esclarecer o porquê de se passar por padre.

Em depoimento Wesley disse que tinha cursado por 4 anos um seminário católico e que foi afastado por causa de disciplina. 

E que desde então vem tendo dificuldades e para resolver tal situação vinha passando por religioso para poder se alimentar e também angariar alguns fundo com o qual sobrevivia.
Ele foi autuado em flagrante, por falsidade ideológica, pois também tinha consigo uma carteira de Padre, não reconhecida por nenhuma ordem, com a identificação de “Padre Ricardo Nassif”.

Como o crime é de menor potencial ofensivo, ele foi liberado e responderá o processo em liberdade, tendo que comparecer nas audiências marcadas ou por precatória.


(*) Com informações da Rádio Itaperuna Gospel FM – Fotos: Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas