UPA Infantil Dr. Walter Garcia Borges – A justa homenagem que merece o registro



Foi realizada no dia 06 de fevereiro de 2014 a cerimônia de inauguração da PRIMEIRA Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil do Brasil. 
E o evento contou com a presença de diversas autoridades públicas, familiares do homenageado, além do grande público presente em Duque de Caxias.


E raramente temos homenagens dignas de registros em inaugurações de obras e projetos públicos, e neste caso a homenageado em questão foi mais que justificado. Médico humanitarista que iniciou sua carreira em Colatina/ES, depois se radicando em Duque de Caxias no qual se destacou por seu espírito humano no cumprimento do exercício da medicina infantil.


Este ilustre filho de Bom Jesus do Itabapoana tem nesta publicação um breve resumo de sua biografia como homenagem deste blog a este bom-jesuense que enquanto esteve entre nós fez a diferença.

"Dr. Walter Garcia Borges nasceu em Bom Jesus do Itabapoana no dia 22 de Janeiro de 1932, filho de Josino Garcia de Figueiredo e Anna Elzira Borges de Figueiredo. Casou-se em 1960 e teve seis filhos (Walace, Wagner †, Willian, Josiane, Cristiane e Adriana). Iniciou os estudos na cidade natal, depois fez internato em Miracema. 

Foi para Niterói, onde fez um curso pré-vestibular e passou para Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduou-se em 1958, especializando-se em Pediatria. Começou sua carreira em Colatina – ES, atendendo em consultório particular, até construir, em sociedade com mais quatro médicos, uma Casa de Saúde e Maternidade em Duque de Caxias. 
Em 1965 mudou-se para Duque de Caxias, inaugurando a Casa de Saúde e Maternidade Santa Helena. 

Concomitantemente, atuou em consultório particular na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias. Nesta época engajou-se também como médico escolar prestando atendimento aos alunos do Instituto de Educação Gov. Roberto Silveira, também em Duque de Caxias. 
Na década de 70, ingressou na Polícia Civil, como Perito Legista, selecionado para ocupar uma única vaga na Baixada Fluminense. Foi Diretor do Hospital Infantil de Duque de Caxias durante os dois mandatos do Prefeito Moacir do Carmo. Faleceu em 27 de Agosto de 2003, vítima de um câncer agressivo."

Postagens mais visitadas